Pescarias na Baia de Guaratuba

Quando comecei pescar em Guaratuba tive a oportunidade de conhecer e ficar amigo do Ricardo Bonato. Ele conhecia os melhores poços e os macetes para se fazer uma boa pescaria naquela baia. Para cada dia e cada hora o Ricardo sabia o que, com que isca e onde pescar. Quase não perdíamos a viagem em nosso intuito de trazer alguns exemplares para o consumo e também ser objetos de garganteio com os demais pescadores que freqüentavam o Bar do Mentiroso, anexo ao Iate Clube de Guaratuba, onde tínhamos nossos barcos alojados.
Subindo a baía e entrando no Rio Boguaçu eu chegava até o poço do furadinho, onde tarrafeando conseguia pegar alguns camarões de grande porte. Voltando ao Iate Clube, lá estava o Bonato aguardando a hora da virada da maré, para irmos com aqueles camarões pegar alguma pescada perna de moça, em um pesqueiro que ficava exatamente em baixo da sétima bola (bolas que serviam de alerta para navegação aérea) que existiam nos fios de transmissão de energia elétrica que atravessava a baia. Na oitava bola era o poço das garoupas, onde pegamos muitas e grandes. Quando íamos para lá  eu dirigia o barco e o Bonato escolhia o lugar para apoitar. Depois de várias tentativas, quando ele ia arrastando a poita e me orientando a direção do barco, finalmente pedia que eu apagasse o motor. Ele sempre dizia: “Achei o lugar, agora quero ver se acho a boca da danada”… e o peixe era puxa saco, na maioria das vezes a garoupa ia morder a isca que estava no anzol do Ricardo.
Em pé, da esquerda para direita: Bonato, Franca e Rogério
com a Garoupa pescada pelo Bonato


Leandro, fazendo um duble de Terezinha


Comentários