Pescarias de Traira no Ligeiro

O Ligeiro é uma localidade às margens do Rio Iguaçu que conhecemos nas descidas que fazíamos de Porto Amazonas a São Mateus do sul. Por vários anos pescamos neste lugar onde existe a desembocadura do Rio Passa Dois. Rio este, excelente para pesca de lambari. Também nas proximidades se encontram lagoas muito antigas, onde sempre tivemos sucesso na pesca de traira, usando lambari e rã artificial como iscas. Conhecemos por lá o Sr. Silvestre Gelenski e seus filhos Luiz Aberto e Mercedes, onde tínhamos toda liberdade para acampar e pescar. Levamos para lá um bote de madeira e chegamos construir um rancho no terreno que o nosso companheiro Durvalino Veiga adquiriu. Quando havia um feriado longo eu levava meus filhos que na época ainda eram pequenos e ficávamos pescando por alguns dias. Na chegada, enquanto fazíamos a limpeza no rancho, minha filha ia até a casa da Mercedes (que ficava ao lado) e levava um pacote de farinha de trigo e uma latinha de fermento. Enquanto a Mercedes sovava a massa, minha filha ficava observando como se faz pão caseiro e o Sr. Silvestre acendia a lenha para ir queimando no forno.
Não demorava muito, no rancho já começavamos a sentir o cheiro do pão assando e dali algum tempo vinham as duas trazendo em uma cesta de vime os pães já assados e ainda quentinhos e também nata e manteiga produzida por eles.
Na foto abaixo – Jacob Coraiola se livrando de um ouriço que entrou em nossa barraca acuado por cachorros. O bichinho foi solto no outro lado do rio depois de ter enchido de espinhos os cães que o perseguiam. Ao fundo, à direita, está nosso rancho ainda em construção e à esquerda a casa do Sr. Silvestre.

Jacob Coraiola

Rogerio Jasiocha pescando traira

Luiz Gelenski limpando peixe, Lourenço, Português Edgar Mulmann
e Jacob Coraiola secando e defumando as trairas 


Comentários