Além de ter muita sorte e saber pescar o Ademir Picoli é um excelente cozinheiro. Prepara muito bem uma boa polenta, macarronada, sopa de capeleti e outros pratos italianos que aprendeu fazer com sua esposa Landa.
O Ade, como é chamado por seus familiares e colegas de pescaria é um companheiro que zela muito pela manutenção do nosso rancho, levando material e cooperando com a mão de obra toda vez que é preciso. Quando volta das pescarias faz questão de presentear seus companheiros com os peixes que pescou, já limpos e prontos para irem para frigideira. Também por ser caprichoso com a manutenção do seu motor de popa a ele confiamos o timão do barco para nos rebocar rio acima toda vez que vamos pescar juntos. Puxados pelo seu barco subimos mais ou menos dez quilômetros e voltamos pescando, usando somente remos. Normalmente passamos o dia fazendo este tipo de pescaria. Chegando ao acampamento a preocupação do Ade é limpar os peixes e acondicioná-los no pequeno freezer que lá tem. Enquanto trabalha ele não despreza uma boa caipirinha ou o famoso pica-pau, que é o aperitivo de escolha de nossas pescarias.
Na última pescaria que fizeram Ade e Chico Menegatti, nos ofereceram uma fritada de peixe com polenta, saladas de agrião e radiche regada a vinho colonial. Estava uma delícia.
Lambari, Polenta e Radiche |
Ademir Picoli - O TIMONEIRO |
Comentários
Postar um comentário