CAQUI CORAÇÃO DE BOI



O caqui é um fruto originário da China e muito comum no Japão, mas devido o clima tropical ele se deu bem no Brasil, e é cultivado em praticamente todo o país.  O fruto é uma excelente fonte de vitaminas E, C, saís minerais como: ferro, fósforo e cálcio, betacaroteno e fibras. Existe uma grande variedade de caquis; os mais consumidos são:

Caqui Coração de Boi – (polpa mole)
Caqui Rama Forte – (polpa mole)
Caqui Taubaté – (polpa mole)
Caqui Giombo – (tipo chocolate de consistência firme e crocante)
Caqui Fuyu – (consistência firme)
As propriedades do caqui – cada 100gr contém:

Calorias – 71cal
Fibras – 6,5
Cálcio – 18mg

Vitamina C – 29,6mg
Potássio – 164mg

Fósforo – 18mg
Carboidrato – 19,38mg

Fonte – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO).

Em casa, no meu pomar tem um pé de caqui Coração de Boi que eu mesmo enxertei. Não é uma arvore muito grande, mas sua produção é suficiente para o meu consumo e presentear os amigos. Eu costumo encartuchar as frutas ainda verdes para proteger dos passarinhos e doenças, mas deixo uma boa quantidade sem esta proteção para os sabiás, sanhaços, guaxos e saíras que aparecem para se alimentarem.
A árvore é pequena, mas produz muito.
Neste ponto eles devem ser encartuchados.
 
Os frutos são encartuchados, mas fica uma boa parte para os passarinhos.
Hora do almoço da passarinhada.
 
Alguns comem bananas além de caquis.
Este é meu.

 
 

Comentários

  1. Sempre gostei de caqui , hoje experimentei o caqui coração de boi. Muito sabororoso gostei bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou de Santa Catarina, tenho uma chácara e gostaria muito de conseguir uma muda do caqui coração de boi.Por aqui está difícil de encontrar.O amigo poderia me informar onde conseguir uma muda? (zezinho0484@gmail.com)

      Excluir

Postar um comentário