PEPINOS EM CONSERVA


Neste ano no mês de Dezembro apesar do clima não ter ajudado para uma boa produção de pepinos devido à escassez de chuvas, em meu quintal, com apenas oito covas eu consegui fazer 45 vidros em conserva e mais 10 quilos de pepino azedo em folha de parreira e alguns vidros de chuchus pequenos que eu consegui colher na chácara. Todo ano também no mês de Fevereiro eu costumo plantar algumas covas de pepinos para em Março e Abril azedar em folhas de Crem (raiz forte) e sementes de endro, pois nesta época do ano é difícil encontrar folha de videira e endro em folhas ou flor. O pepino que eu gosto de conservar e azedar é o “caipira”, sua produção não é tão grande como o pepino especial para conserva (verde e pequeno), mas ele pode ser usado em tamanho grande, porque suas sementes são pequenas e o sabor é bem melhor.

RECEITA DE PENINO EM CONSERVA

Pepinos – quantidade suficiente para encher o vidro. (520g bruto)
(os vidros devem ser passados em água fervente)

Folhas ou flor de endro

Um dente de alho e uma rodela de cebola

Uma colher de café (2 ml) de sementes de coentro

Duas sementes de pimenta Jamaica

Uma colher de café (2 ml) de açúcar

Uma colher de chá (5 ml) rasa de sal

Depois do vidro com os pepinos e temperos – colocar 60 ml de VINAGRE branco

Completar com agua fervida ainda quente

Fechar o vidro e levar em banho Maria por 5 minutos

Para conservar chuchus, usar a mesma receita do pepino.

PEPINO AZEDO – veja a receita neste mesmo Blog “PEPINO AZEDO” editado em 14 de Janeiro de 2011.





Toda a grama  cortada no jardim era colocada em redor aos pés de pepinos para manter a umidade na terra, e assim mesmo com pouca chuva que ocorreu durante o mes de Dezembro a colheita foi muito boa.


Toda vez que se plantar pepinos é nescessario também semear endro para que os dois se formen ao mesmo tempo


A cada segundo dia eu conseguia colher entre 4 e 6 quilos de pepinos


O pepino sendo "caipira" ele pode ser grande porque suas sementes são pequenas e seu sabor é muito bom.
 
 

Comentários

  1. Parabéns pelas conservas...este ano tb tive a oportunidade de colher e fazer as primeiras conservas da nossa horta...não tem preço!!! Abraços

    ResponderExcluir
  2. Adorei a tua conserva, eu faço este tipo de conserva com uma pequena diferença no lugar da folha de enero, eu utilizo folhas de uva ou folhas de Crem (Raiz Forte)

    ResponderExcluir
  3. Adorei a tua conserva, eu faço este tipo de conserva com uma pequena diferença no lugar da folha de enero, eu utilizo folhas de uva ou folhas de Crem (Raiz Forte)

    ResponderExcluir

Postar um comentário