O BARBEIRO DO BAIRRO ESTAÇÃO EM ARAUCÁRIA


O SR Otacílio era um funcionário da Rede Viação Paraná Santa Catarina (RVPSC) que desempenhava a função de almoxarife na estação ferroviária em Araucária. Todos os dias quando seu expediente terminava, dirigia-se para sua casa onde mantinha uma barbearia e atendia moradores do bairro fazendo barba e cortes de cabelo. Eu me lembro de quando tinha entre sete e oito anos de idade, meu padrinho Luiz Wachowski levava eu e seu filho Dante, para fazermos o corte de cabelo com o SR Otacílio. Este era um dos piores dias de nossas vidas que tínhamos que enfrentar, pois a máquina de cortar era muito antiga e não tinha mais gume, ela mastigava e arrancava alguns fios de cabelos provocando uma dor terrível. Nos só permitíamos que o serviço fosse completado porque no final sempre ganhávamos uma Coca Cola que meu padrinho sempre levava para garantir que saíssemos de lá com o cabelo aparado. Certo dia em que eu precisava cortar o cabelo porque eu iria a uma festa com meus pais o SR Otacílio tinha viajado então minha mãe me levou na Dona Leonice , proprietária de um salão feminino, que usou máquina e tesoura bem afiada para fazer o corte. A partir deste dia eu não quis mais voltar no SR Otacílio nem para ganhar Coca Cola.

Ainda nesta época o SR Otacílio foi transferido para trabalhar no almoxarifado da estação ferroviária em Curitiba e também para lá foi residir. Alguns anos depois ele aposentou-se e voltou a Araucária, alugou uma banquinha onde funcionou a revenda de frutas e verduras do SR Oscar Lisboa, e reabriu sua barbearia, mas só atendia no dia de Domingo porque continuava morando em Curitiba com sua família. No dia em que vinha trabalhar, ele tomava o primeiro ônibus de Curitiba para Araucária e o último para regressar devida a sua freguesia ser muito grande, pois além de fazer um preço modico, o outro salão ficava no centro da cidade e o SR Otacílio era um grande contador de causos e uma pessoa maravilhosa.

Certo dia chegou um homem com o rosto muito enrugado, com a barba a fazer e perguntou: É aqui a barbearia do SR Otacílio? – É aqui mesmo. – Pois, um dia destes quando eu estava em uma fila esperando o ônibus, eu vi um sujeito que tem a pele do rosto toda enrugada como a minha, mas a sua barba estava bem feita, bem escanhoada e aquilo me despertou o interesse de perguntar ao cidadão como ele conseguia fazer a barba, pois ate hoje eu não consegui encontrar um barbeiro que tentasse fazer sem ferir a pele e deixa-la bem cortada. Devido o ônibus ter chegado ele me respondeu muito rápido que cortava com um barbeiro que tinha uma técnica para barbear gente com pele enrugada, seu nome é Otacílio e atende somente nos Domingos na cidade de Araucária. E hoje vim para esta cidade, para ver se o SR consegue resolver o meu problema. – Mas é claro que consigo! E o SR como é freguês novo será atendido em seguida. Em mais um minuto, SR Otacílio terminou de cortar o cabelo do freguês que estava sendo atendido, espanou o assento, bateu a toalha, passou a navalha Solinge várias vezes em uma velha cinta de couro para assentar o fio, convidou o freguês para assentar-se, passou o pincel umedecido em água morna no sabonete Lifebuoy, encheu de espuma a face toda enrugada do novo freguês, pediu para que este abrisse a boca e colocou uma bola de bilhar para que suas bochechas ficassem bem salientes iguais a as do Kiko da turma do Chaves. Em menos de cinco minutos a barba estava feita, o barbeiro aplicou Água Velva, tirou a bola de snooker de dentro da boca e perguntou se a pele estava ardendo. O freguês ao olhar no espelho ficou maravilhado com oque viu, pois sua barba estava bem escanhoada e a pele não ardia com o efeito da loção.  Agradecendo e elogiando o bom serviço que seu Otacílio fez, prometendo voltar outras vezes e na saída ele perguntou: Nunca aconteceu de alguém engolir esta bola de bilhar? - Ah! Já sim, muitas vezes já engoliram. Mas o pessoal aqui e gente boa, sempre devolvem no próximo Domingo.

Comentários

  1. Soneto-acróstico
    Barbeiro criativo

    Aplicando toalha molhada quente
    Bola de bilhar dentro da bochecha
    Assim Otacílio barbeiro inteligente
    Reprende o freguês: não se mexa!

    Barba bem feita freguês satisfeito
    Alguém já engoliu a grande bola?
    Bem, tal aconteceu mas tem jeito
    Em seguida devolve, não enrola.

    Mas esse artefato sai por onde?
    Fez o cliente a pergunta curiosa:
    Em que local a bola se esconde?

    Isso é coisa que merece a glosa
    Tal questão sequer se responde
    Apenas sente e escute a prosa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário