O FALSO TERREMOTO


No verão de 2008 eu fui passar uns dias de férias na casa de minha filha Patrícia quando ela estava residindo na cidade de Polkowice, Polônia na divisa com a Alemanha. Polkowice é uma cidade com aproximadamente 23 mil habitantes, situa-se no Estado de Wroclaw que pertenceu à Alemanha até o final da segunda Guerra Mundial. Esta cidade tem duas unidades da Volkswagen, uma grande mineradora com 40 mil funcionários e outras indústrias, inclusive é a capital polonesa da indústria de sapatos, mas a maioria dos trabalhadores residem em cidades vizinhas como Lubin, Glogów, Legnica, Zielona Gora e outras. Todo o dia pela manhã íamos a pé até o centro da cidade que ficava a três quilômetros da residência da minha filha para fazer compras na feirinha e nos mercados. Em grande parte deste trajeto existia uma alameda com muito gramado pelos lados. Certo dia,  antecedido por uma noite muito chuvosa seguida de muito calor, nós observamos a enorme quantidade de cogumelos que estavam nascendo nos gramados desta avenida. Na manhã seguinte quando tínhamos que ir novamente para a cidade, também fomos pronto para colher cogumelos (pois eles crescem muito rápido), mas não conseguimos colher nenhum porque o pessoal passou por lá mais cedo e fizeram a colheita. Então, para matar a vontade de comer strogonoff compramos alguns na feira, pois eram muito baratos. Certo dia antes da Patrícia sair para ir ao dentista abriu uma cerveja que tinha meu nome e tirou uma foto de mim tomando a cerveja. Enquanto ela foi ao odontólogo eu fiquei degustando a bebida no jardim da casa sozinho, pois o meu genro tinha ido ao trabalho. De repente eu ouvi um barulho muito forte como se fosse uma trovoada bem longa, igual quando está para chover, mas o céu estava limpo sem nenhuma nuvem, a terra começou tremer, ouvi barulho dos pratos e copos dentro do guarda louça, o lustre da sala estava balançando, inclusive a lata e o copo com cerveja em cima da mesa onde estava também se moveram, isso durou cerca de um minuto. Fiquei preocupado e comecei a lembrar da noticia de um terremoto que havia acontecido na região central da China, no dia 12 de maio deste mesmo ano, deixando cerca de 90 mil mortos. Passado alguns minutos se repetiu o barulho e o tremor igual ao primeiro. Minha preocupação começou aumentar, saí para a rua, mas não vi ninguém fora das casas, voltei para dentro da casa e liguei a TV para ver algum noticiário, a programação era normal, neste momento chegou de volta a minha filha, comentei com ela sobre o ocorrido e ela me falou que se tratava de explosões subterrâneas que a mineradora de cobre e prata fazia a cada 10 dias mais ou menos. Ufa! Voltei para o jardim e continuei tomando minha cerveja. 
Muitas casas em Polkowice são revestidas de material plástico que atuam como
isolante térmico e acústico.

As ruas do bairro onde a Patricia morava eram muito tranquilas.

Aqui é o centro comercial de Polkowice.

Eu tive a oportunidade de conhecer varias cidades próximas a Polkowice.

Praça Central de Wroclaw que uma grande cidade universitária da Polônia.

Rua central de Glogów.

Ruínas da igreja de São Nícolas, em Glogów que foi bombardeada na Segunda
na Segunda Guerra Mundial.

Comentários