A
antiga estação ferroviária que era de madeira foi consumida por um incêndio em
Outubro de 1961, deixando um saldo trágico com a morte do agente SR Ladi
Azevedo. Já em 1962 foi construído em alvenaria um prédio para a estação e uma
casa para ser a residência do novo agente. Veio para chefiar esta unidade da
RVPRSC o SR Cornélio Kaminski que também desempenhou a função de agente nas
estações ferroviárias de Rio da Várzea, Nova Restinga, Desvio Ribas e
Engenheiro Langue. Nesta época o Município de Araucária possuía quatro estações férreas
que servia para embarque e desembarque de passageiros e carga e descarga de
mercadorias, a primeira era situada no Bairro Estação, segunda na localidade de
Passauna, a terceira no Distrito de Guajuvira e a outra na localidade de General Lúcio. Além do agente Cornélio, faziam
parte da equipe que atuava na Estação de Araucária os telegrafistas Carlos de
Lima, Ernesto Lemos e João Guimarães, como manobristas e guardas chaves Jofre
de Andrade, José de Andrade, José Perini e Cristiano Rodrigues. A equipe que fazia a manutenção do trajeto da linha
que pertencia à Araucária, chamada de turmeiros era chefiada pelo Mestre de
Linhas SR Joaquim de Oliveira Godoy. A partir de 1975 toda esta malha
ferroviária passou a pertencer a RFFSA. Em 1977 a nova estação foi desativada e
demolida, o leito da linha deu lugar a uma parte da rodovia PR 423 que liga
Araucária a Campo Largo e outras duas foram construídas no novo traçado da linha
que desviou o Bairro Estação. A primeira delas foi construída para servir
apenas como embarque e desembarque de passageiros, mas isso nunca aconteceu
apesar de uma tentativa de criar um passeio com locomotiva “Maria Fumaça” entre
Araucária e a cidade da Lapa, a segunda que serve como terminal de manobras e
para cargas e descargas foi construída no Jardim Itaipu e hoje abriga uma
grande quantidade de vagões e pertence à ALL.
Na foto: Sr Jofre de Andrade, ocasião que ele estava trabalhando na estação da cidade de Rio Negro, PR. Foto: acervo de Eliseu de Andrade. |
A estação de madeira que pegou fogo em Outubro de 1961. Foto do arquivo de Paulo Zageski. |
Estação do Passauna, também funcionou somente até 1977. Foto: Acervo da AB PF do PR. |
Estação de Guajuvira numa época de enchente do Rio Iguaçu. Foto: acervo de Estevão Wagner II. |
O patio da atual estação de manobras em Araucária, Bairro Itaipu, hoje pertence à ALL. |
Queria saber aonde que ficava a estação do passauna,e hoje o que funciona lá, será que tem vestígios que havia uma estação ali,hoje em dia,
ResponderExcluirhttp://www.estacoesferroviarias.com.br/pr-cur-pgro/passauna.htm
ResponderExcluir