CAPELA SANTO ANTÔNIO - BAIRRO ESTAÇÃO DE ARAUCÁRIA


Nesta foto de 1952 em que estão meus pais, também aparece a antiga Capela Santo Antônio de Pádua, no bairro Estação de Araucária onde eu nasci. Ela foi construída em um terreno doado pela Senhora Eufruzina Tirka, também moradora do bairro. Quando eu ainda era criança, minha mãe, esmerada católica, devota de Santo Antônio fazia com que eu fosse a todas as novenas que antecedia as festa de Santo Antônio no mês de Junho, e a de Santa Terezinha, no mês de Outubro. O que eu mais admirava nesta igreja, era a pintura que existia na sua parede interna que representava os episódios da Via Sacra percorrida por Jesus Cristo. Eu sempre procurava me assentar nos bancos do meio para ter ângulo e poder apreciar aquelas maravilhosos desenhos de Jesus carregando a cruz, dos centuriões romanos vestindo a saga e o elmo, das árvores de cedro, dos animais, a bela imagem de Nossa Senhora tão bem delineada pelo artista, que eu nunca soube quem foi, mas ate hoje eu guardo aquelas representações na minha memoria. Certo dia quando terminou a novena, alguém me avisou que era para eu ir ate a sacristia porque o padre queria falar comigo. Fiquei todo feliz porque eu achava que ia ganhar santinhos, mas na verdade o padre me passou um “sabão” porque eu prestava pouca atenção no que o sacerdote falava e ficava olhando as gravuras na parede. Nas próximas vezes eu prestava atenção no sermão, mas com o canto do olho nas pinturas. Nas quermesses que aconteciam nesta capela vinha visitante de todo o município de Araucária e cidades vizinhas para depois da Santa Missa degustar o famoso churrasco preparado pelos Luczyszyn, galinhas recheadas, bolos e salgados preparados pelas Senhoras da comunidade, bebidas da Brahma fornecida pela SR Djalma Fruet, e da Antártica fornecida pelo SR Delosmar Fruet. Além do leilão de prendas existia o jogo de argolas, o coelhinho da sorte, o cavalinho numerado, pescaria de surpresas e outras mais. As chamadas fitinhas que eram feitas de pequenos pedaços de fitas coloridas presas em um alfinete de cabeça eram colocados nas golas de camisas ou lapelas de paletós dos festeiros, normalmente por duas moças mais bonitas da comunidade, que em troca recebiam algum dinheiro destinado à capela. Nos dias de festa, ainda de madrugada era feita uma salva de tiros de morteiros para estimular o pessoal a comparecerem no evento. Em certo período eu morei em um lote que fazia fundos com o terreno da capela. Naquela época o presidente da comissão da igreja era o SR Emídio Fontana, que em todos os Sábados  ia cortar a grama do enorme terreno que fazia parte do pátio e deixava o alto falante ligado tocando as musica do Padre Zezinho. Era muito confortante ouvir aquelas canções. No final de 1970 eu mudei para o centro de Araucária e algum tempo depois eu fiquei sabendo que demoliram a antiga capela e construíram um prédio novo no lugar desta. Foi uma pena não terem preservado  aquele velho templo, pois o terreno era grande o suficiente para construir outro.
A ultima, minha mãe Leocádia Jasiocha, minha madrinha Bronislava Wachowicz,
Lídia Marano e sua filha Geni em uma foto tirada no pátio da capela.
 
Nesta foto aérea da para se observar a capela (nº 5) e seu terreno que ia além das
casinhas à direita. Eu morei na casa (nº4) que fazia fundos com o terreno da
igreja.
 
A atual Capela Santo Antônio de Pádua, construída no lugar da antiga.
No fundo desta foto que foi tirada em 1952 aparece a cerca viva de cedrinhos
que foi substituída pelo muro de material na foto abaixo.
Esta foto deve ter sido tirada na década de 1960, pois onde está o muro de material
existia uma cerca viva de cedrinhos. Foto do acervo de Pedro Bonifácio. extraída da coluna
Araucária uma cidade uma saudade.
 
 
Senhora Eufruzina Tyrka, que doou o terreno para a construção da capela.


 
 
 

Comentários

  1. Nasci e fui criado neste bairro. Fiz a primeira comunhão na Antiga Capela de Santo Antonio que realmente era muito linda no seu interior. Comi muita ameixa na casa da Dona Fruzina. Muitas saudades.

    ResponderExcluir

Postar um comentário