PINHÃO EM CONSERVA


Eu aprecio muito pinhão cozido, assado ou sapecado na própria grimpa (sapé) da árvore Araucária Angustifólio (Pinheiro Araucária), mas sempre tive muito receio em consumir por ouvir dizer que pinhão engorda, é muito calórico, etc. e etc., mas após ler no Blog Mimis “O pinhão e seus benefícios na dieta”, por: Michelle Franzoni, eu fiquei tranquilo em consumir esta deliciosa semente. Agora no inverno aqui no sul do Brasil é muito fácil encontrar pinhão, inclusive onde eu tenho o rancho de pescarias existem alguns pinheiros da espécie CAIOVA que são os últimos a ficarem maduro, eles começa a desfalhar no mês de Agosto. Todos os anos, na temporada, além de consumir pinhão no dia a dia eu faço alguns vidros de conserva para degustar este pitéu mesmo fora de época. Eu prefiro fazer esta conserva no início da safra porque os pinhões são mais robustos e não são bichados. Abaixo a receita de como fazer conserva de pinhão que mantém o mesmo sabor como se fosse cozido fresco e na hora.

1º - Em uma panela de pressão, por o pinhão e agua conforme a capacidade desta.

2º - Cozinhar aproximadamente por 40 a 50 minutos (cuidar o consumo de água).

3º- Após cozido colocar sal a gosto, completar com agua quente (pode por bastante) e deixar ferver por mais uns 15 minutos sem fechar a panela, somente tampada.

4º - Se o pinhão foi cozido a noite, então no dia seguinte eles devem ser colocados no vidro previamente esterilizado e completados com a própria agua do cozimento.

5º - Após o vidro fechado com a tampa, levar em Banho Maria, por no mínimo 15 minutos.

6º Na hora de consumir, esquentar o pinhão na própria agua da conserva.

Segue fotos com algumas dicas:
Depois de cozido, adicionar sal e completar com mais agua quente.
 
Depois de esfriar, encher o vidro com o pinhão cozido e completar
com a própria agua do cozimento e levar em Banho Maria.
Quando for consumir, esquentar o pinhão em conserva, em uma panela com a
própria agua.
 
É importante selecionar os pinhões antes de cozinhar. Escolher somente os maduros
e os que não estejam bichados (com buracos e soltando pó). Também pode-se tirar
uma das pontas (como na foto) para caber mais no vidro.
 
 
 
 

Comentários

  1. Vivendo e aprendendo , vou tentar fazer alguns vidros este ano, obrigado pela dica, abraço

    ResponderExcluir
  2. fazia tempo que eu queria saber como se faz a conserva de pinhão, muito obrigada pela informação.

    ResponderExcluir
  3. Eu gostaria saber guardar descascado

    ResponderExcluir

Postar um comentário