MARACUJÁ DOCE - DA PODA À COLHEITA

 

Eu faço uma poda quase radical, deixo apenas os ramos principais.
Eu tenho em minha casa um jirau com 7 pés de maracujá doce. Entre eles existe 3 qualidades: ovalado, redondo (ambos com as folhas bem verdes) e um outro ovalado que tem suas folhas verdes com pintas amarelas (este produz frutos bem maiores e também é mais precoce embora floresça na mesma época que os outros). Estes maracujazeiros eu plantei direto no lugar definitivo com sementes de frutos que comprei em supermercado e quitandas de frutas. Eles estão plantados entre o muro e a calçada (espaço de 20 cm) com 1,20 m de um pé ao outro. Este jirau fica entre minha casa e a do vizinho num espaço de 3,5 metros de largura por 12 de comprimento, devido a posição das casas e a altura delas o jirau fica protegido do lado sul que traz um vento prejudicial a esta planta que é muito sensível ao frio, inclusive aqui em Araucária é normal gear nos meses de inverno. Como não é possível fazer cobertura com adubo na raiz devido as calçadas, eu aplico fertilizante foliar umas 3 vezes por ano. O jirau toma Sol direto umas 5 horas por dia durante todo o ano. No final do inverno, quando as plantas começam a sair da dormência eu faço uma poda de renovação tirando as ramas velhas, tomando cuidado para não cortar os ramos principais e em seguida aplico sulfato de cobre (agua bordalesa) para proteger dos fungos.
No final do inverno quando a planta estiver saindo da dormência eu faço a poda.

Eu deixo apenas os ramos principais bem curtos.
Dois tipos de maracujás, um com a folha totalmente verde, outra com pintas amarelas.
Mamangava chegando na flor. É esse bendito inseto que poliniza a florada.
Nesta foto da para se observar a quantidade de pólen fixada no dorso da mamangava.
Dentro da flor ela deixa o pólen de outras flores no órgão reprodutor e também leva pólen desta para outras.
Este é uma espécie de maracujá redondo também muito doce.
Este é ovalado.
Eles produzem até perto da porta. Fácil para colher em dia de chuva.
 Leandro colhendo um maracujá precoce em dezembro.
Lorraine degustando um maracujá.
Lorraine procurando maracujá maduro.
Terceira semana de Janeiro começa a colheita da primeira remessa.
A cada três dias da para fazer uma boa colheita.
O bom mesmo é degustar a fruta da paixão.
 
 
 

Comentários

  1. Muito bom. também tenho um pé de maracujá doce que está bem grande. Em quanto tempo o do senhor deu flor?

    ResponderExcluir
  2. Ele começou dar flor no terceiro ano, mas só produzio no quarto.

    ResponderExcluir
  3. não consigo fazer mudas,tem algo segredo, nascem mais não vai,acabam morrendo.

    ResponderExcluir
  4. O Senhor pode me ensinar fazer a poda do maracuja.o meu pé tem 2anos.
    Pode ser feita agora mês de Setembro?

    ResponderExcluir

Postar um comentário