DOCE DE ABÓBORA CORAÇÃO


Como acontece todos os anos, neste também nasceram dois pés de abobora menina que eu dirigi para eles crescerem ao lado do muro e treparem em algumas arvores que não frutificam nesta época. A colheita foi muito boa, distribui para vizinhos e amigos a maior parte da produção, fiquei com algumas para fazer doce e quibebe que eu aprecio demais. Resolvi fazer doce de abobora coração, pesquisei receitas no google, mas achei que todas recomendavam muito açúcar para o meu gosto, então fiz conforme minha imaginação pedia, e ficou excelente, não muito doce, com uma casquinha perfeita e o interior molinho e suculento.

ABAIXO A RECEITA:

1.500 gramas de abobora menina seca

   500 gramas açúcar (para deixar de molho durante a noite)

Cravo, canela em rama, estrela de anis (veja a quantidade na foto)

  1oo gramas de açúcar (para colocar no final e apurar mais um pouco)

MODO DE PREPARAR:
 

 
Abóbora menina seca é uma das melhores para doce. Descascar e retirar as sementes.
 
Cortar em cubinhos e colocar em uma bacia com 500 gramas de açúcar, cobrir com um pano
e deixar pousar durante a noite para formar um suco. O último que eu fiz utilizei açúcar
cristal e ficou bem melhor.
 
Pela manhã colocar em uma panela grossa a abóbora com a calda formada durante a noite,
adicionar as especarias (conforme foto abaixo) e começar cozinhar.
 
Depois que o doce estiver apurado descartar estas especiarias.
 
Quando a abóbora, estiver cozida já desmanchada, tirar um pouco de calda para apurar o doce
em menos tempo. Esta calda pode ser utilizada com sorvetes e outras sobremesas.
 
Quando o doce estiver quase no ponto, adicionar mais 100 gramas de açúcar e mexer ate que solte do
fundo da panela, deixe esfriar. Modele em formas de coração ou simplesmente use duas colheres para
deixar como este acima. Deixe por alguns dias para formar a casquinha.
 
Quando o tempo está muito frio eu coloco por algumas horas, os doces ao sol protegidos por
uma redoma de tela.
 
Depois é só saborear.
 
Abóbora menina, além de produzir bastante é ideal para doces.
 
 
 
 
 
 
 
 

Comentários