DELÍCIA DE VINHO


 

 

 

 

Quando eu estava no supermercado, aqui perto de casa, onde quase diariamente faço minhas compras, ao passar pelo açougue vi um outro freguês comprando bucho. Cujo produto estava com um bom aspecto, branquinho, bem limpo e fresco, o que acabou me dando vontade de fazer uma dobradinha, prato que eu aprecio muito acompanhado de arroz branco, salada de agrião e um bom vinho tinto. Comprei o bucho, feijão branco, costelinha suína defumada, linguicinha, batata e uma garrafa de vinho tinto seco comum, mas que eu já tinha tomado em uma outra ocasião e achei bom. Fui para casa, coloquei o vinho na geladeira e comecei a fazer a dobradinha que iria ficar pronta para o almoço do dia seguinte. A receita deste prato eu aprendi com a Oliva Casanova, que era uma eximia mestre cuca descendente de uma família de grandes cozinheiros e proprietários de restaurantes. No dia seguinte perto do meio dia terminei de fazer a dobradinha, cozinhei o arroz, temperei a salada, peguei o vinho na geladeira pra abrir, ainda pensei: um bom vinho começa por um bom arrolhamento. Realmente o produto estava bem fechado, sofri um pouco para tirar a rolha, quando consegui abrir coloquei um pouco do vinho em uma taça para degustar, senti um aroma fortemente frutado, ao provar senti um paladar macio, aveludado, encorpado e outras qualidades que um excelente vinho tem. Quando degustei pela segunda vez, já fiquei pensando em voltar ao supermercado e comprar mais umas vinte unidades, pois o preço era de 12 real a garrafa. Poderia ser oferecido às visitas com certeza que iria receber elogios pela qualidade do vinho. Estes vinhos populares são de alto giro nas gondolas dos supermercados, o que faz encontrar somente com a fabricação do ano ou no máximo de uma safra do ano anterior. Então para comprar o vinho da mesma safra que eu estava tomando, peguei a garrafa para me certificar do ano de fabricação, foi quando descobri que tinha aberto uma garrafa do chileno Santa Carolina estrelas, cabernet sauvignon, safra 2014 que estava na geladeira desde o último Natal. Que delícia de vinho!!
 

Comentários