PINHÃO ASSADO




Lembro ainda do tempo quando eu era criança, tínhamos em casa um fogão à lenha que no inverno durante a safra de pinhão todos os dias era assado uma porção para degustarmos no café matinal. Depois de assado, com a ajuda de um martelo para bater, o pinhão era descascado e colocado em uma pequena panela com sperka derretida (como os descendentes de poloneses chamam o toucinho temperado e defumado) e com a ajuda de um garfo eram fisgados os pinhões e os pedaços de torresmo para serem degustados com café preto. As vezes meu pai pegava de seis a oito pinhões já descascados e macetados, ia colocando um sobre o outro e batendo novamente para que se aderissem, colocava num pires e dava um para mim e outro para minha irmã este pitéu que ele chamava de “sanduichinho de pinhão”. Hoje eu não tenho fogão à lenha em casa, então para substituir a chapa eu uso um disco de arado no fogão a gás ou na churrasqueira aproveitando o fogo quando fazemos churrasco. Faço “sanduichinho de pinhão” e também com sperka que aprendi fazer com meu tio Chico Czarneski que foi o maior “sperkeiro” que eu conheci, é lógico que não fica igual ao que era o fabricado por ele, pois ele tinha porcos especiais para toucinho (carunchinho e orelha de colher), tratados só com milho e um paiolzinho para defumar com lenha especial que parecia uma sala VIP para bruxas, pois era coberto de tabuinhas, cor marrom desbotado por fora e preto de picumã por dentro onde se destacavam algumas teias de aranhas pelo seu interior, mas dali saia a melhor sperka do mundo. Mesmo eu não tendo a sperka do Tio Chico, quando faço pinhão assado aqui em casa, sou indagado pelos vizinhos, o que eu estava fazendo de tão cheiroso? 

Com ajuda de um martelo os pinhões devem ser macetados e descascados.
 
Depois de descascados coloca os pinhões com o sperka e põe para esquentar.
 
Depois de quente é só degustar. Nesta fisgada peguei três e um torresmo.
 
Os sanduichinho ficam uma delicia se colocar torresmo entre os pinhões.
 
A casca do pinhão eu aproveito para colocar nos vasos de orquídeas e lírio gigante.
 
 
 
 

 

Comentários

  1. Nossa! Foi de juntar água na boca este sanduichezinho de pinhão. Sempre amei o sabor dele sem os torresminhos, porém só de ver juntou água na boca. Meus sogros sempre fizeram porco na lata com a própria banha. Sou neta de poloneses q viviam carneando porco crioulo, mas não conhecia esta variedade de como saborear o pinhão assado. Sou neta do Ziemowith Sékula, filha de sua filha mais velha. Amo ler suas historias, são fontes de sabedoria!

    ResponderExcluir

Postar um comentário